28

Jul / 18

Mesa de Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo participa no concurso “7 Maravilhas à Mesa” e é uma das pré-finalistas.

Gilberto Vieira explica que após a candidatura inicial, “em que fomos seleccionados por especialistas como uma das 49 pré-finalistas, decorrem agora sete galas com sete participantes cada. De cada uma dessas galas sairão duas para a fase seguinte que sua vez servirá para encontrar as sete finalistas.

Recorde-se que, ao contrário desta primeira selecção feita por especialistas, todas as fases seguintes contam com os votos do público, através de telefonemas de valor acrescentado.

A candidatura surgiu através da Quinta do Martelo, e Gilberto Vieira refere que o que o levou a concorrer foi “acima de tudo divulgar a rica gastronomia terceirense, as suas origens e a envolvência rural onde boa parte dela foi gerada. Ao mesmo tempo, contribuir com este pilar para a afirmação do turismo no concelho de Angra do Heroísmo, na Terceira e nos Açores, sabendo-se que a gastronomia funciona como um atrativo significativo na escolha de destinos”, refere o proprietário da unidade hoteleira que tem uma mesa a concurso que “no que respeita à componente gastronómica, a Quinta do Martelo é um repositório da gastronomia tradicional da ilha Terceira apresentando pratos típicos de várias realidades sociais das comunidades da ilha.

A oferta de restauração integra-se num contexto mais vasto dum centro etnográfico e gastronómico, onde se pode observar e experimentar toda a evolução da cultura gastronómica e civilizacional da Terceira e dos Açores ao longo dos séculos. Trata-se de um trabalho rigoroso de recolha e reconstituição das ambiências tradicionais, que vão desde a arquitetura aos adereços, das técnicas tradicionais de várias profissões, com um espaço museológico com oficinas dedicado a cada uma delas, ao amanho da terra, onde se cultivam, por métodos tradicionais, produtos utilizados na confeção dos pratos servidos no restaurante tradicional “A Venda do Ti Manel da Quinta”.

Esse esforço já mereceu inúmeros prémios e distinções ao longo do tempo, entre eles o I Prémio Gastronomia Património Nacional e o I Prémio Gastronomia Património Cultural. No caso concreto das 7 Maravilhas à Mesa, apresenta-se, em representação do concelho de Angra do Heroísmo, uma mesa composta por elementos selecionados de entre a globalidade do nosso cardápio nas categorias oficiais de petiscos, sopas, peixe/mariscos, carne/caça e vinhos, complementado pelas categorias de património histórico, cultural e natural bem como de alojamento turístico.